(11) 93072-3538 (11) 5555-9074 email comercial@clinicagamalife.com.br Atendimento por WhatsApp CLIQUE AQUI

Clinica de internação para dependentes químicos


Data: 09/06/2017 Categoria: Dependência Química / Voltar

Clinica de internação para dependentes químicos

A dependência química é uma doença crônica. Afeta o corpo e a mente. Interfere nas relações familiares, interpessoais e convívio social. Desagrega a vida do dependente por completo. É incurável, mas é uma doença controlável. Como doença, deve ser tratada por uma equipe multidisciplinar, especializada no atendimento a dependentes químicos. O primeiro passo para o sucesso do tratamento é dado quando o dependente e seus familiares reconhecem a dependência química de álcool e drogas como uma doença crônica e buscam ajuda em uma clínica de internação para dependentes químicos.

Como escolher a clínica para internação de dependentes químicos?

Em primeiro lugar, é importante saber que a internação do dependente químico pode ser voluntária (o dependente aceita a internação), involuntária (a decisão parte da família, com aval da justiça) ou compulsória (é uma decisão do poder judiciário). As internações involuntárias ou compulsórias necessitam de laudo médico.

Antes de tomar uma decisão, busque informações e referências sobre as instituições pesquisadas. Visite as clínicas para conhecer pessoalmente toda a estrutura oferecida. Verifique se a clínica possui alvará de funcionamento, confirmando as informações junto à Vigilância Sanitária do Município. Solicite a minuta do contrato de prestação de serviços para analisar as cláusulas com orientação de um advogado. Informe-se detalhadamente sobre o plano de tratamento da dependência química e os registros dos profissionais responsáveis.

A internação é necessária porque o dependente químico necessita passar pela desintoxicação, que é um processo difícil devido aos efeitos da crise de abstinência do álcool e outras drogas, e, por esta razão, deve ser realizado por profissionais especializados. A desintoxicação é uma etapa do tratamento. Controlados os efeitos da abstinência, o paciente necessita de atendimento psiquiátrico e psicológico, terapias e atividades complementares, que fazem parte do processo de reabilitação.

A reabilitação do dependente químico abrange também a aplicação de terapias para prevenir recaídas e construir uma base sólida, psicológica, emocional e espiritual. Por isso, é importante que o plano de tratamento inclua a prevenção a recaídas e terapias complementares como, por exemplo, os 12 passos do Alcoólicos Anônimos e Narcóticos Anônimos. Como o tratamento é permanente, após a alta o paciente ainda precisa de assistência ambulatorial e psicológica. Dessa forma, o risco de recaída é menor.

Tratamento especializado para dependentes químicos

A Clínica Gama Life é especialista em tratamento da dependência química de álcool e outras drogas. Instalada em uma área verde com 8 mil metros quadrados, a clínica possui 45 leitos para internação, enfermaria, consultório médico, atendimento terapêutico, refeitório, sala multimídia, espaços para a prática de atividades físicas e monitoramento por câmeras e sistema de alarme 24 horas.

A Gama Life possui estrutura para o tratamento intensivo, com internação por período mais curto (30 a 60 dias), ideal para dependentes que ainda mantêm a rotina de trabalho, compromissos familiares e sociais. No entanto, caberá à equipe médica avaliar as condições físicas e psicológicas para determinar o plano de tratamento mais apropriado. A instituição também realiza os procedimentos necessários para a internação involuntária ou compulsória, além da internação voluntária.

A dependência química deve ser encarada como uma doença crônica, que precisa ser tratada, o mais cedo possível, por profissionais especializados. Preconceito e discriminação só agravam o caso. É um problema que afeta a sociedade como um todo e requer assistência integral ao dependente químico e políticas públicas mais consistentes no sentido de prevenir o alcoolismo e outras drogas. E o apoio familiar é essencial para a reabilitação do paciente – antes, durante e após o tratamento da dependência química.

Gostou desse post? Compartilhe e veja mais informações em nosso site!

Logos Saude